Conheça o WhatsApp Business e 5 vantagens práticas que ele oferece

Muitas empresas já usam o WhatsApp para enviar mensagens a clientes. No entanto, o aplicativo de mensagens ganhou recentemente uma versão empresarial, com uma série de vantagens para os pequenos negócios. O WhatsApp Business disponibiliza uma série de ferramentas que facilitam o trabalho de quem precisa firmar a marca, se comunicar de forma rápida com muitas pessoas ao mesmo tempo transmitir feedbacks.

Quem usar o WhatsApp Business vai pegar carona no sucesso do WhatsApp pessoal. São cerca de 60 bilhões de envios todos os dias no mundo. Só no Brasil, 100 milhões de pessoas usam o app. Um universo enorme de clientes potenciais que trocam mensagens em tempo real e têm total intimidade com a interface do aplicativo.

Lançado no começo do ano, o serviço é totalmente gratuito. No futuro, pode ser que algumas funções passem a ser cobradas, mas por enquanto isso não acontece. A interface, bem parecida com a da versão pessoal, promete mais facilidade e agilidade na comunicação com os clientes. Outra vantagem prometida é a segurança, já que o consumidor tem certeza de que está realmente interagindo com uma conta empresarial.

O WhatsApp Business também pode ser um bom caminho para não depender somente das trocas de e-mails, que são menos práticos. Outra vantagem é ter certeza de que as mensagens foram vistas, já que pelo e-mail sempre há o risco de elas caírem nas caixas de filtragem de spam. Mas, atenção: apesar de o aplicativo ser uma ferramenta poderosa para fidelizar clientes e aumentar a interação com eles, isso não quer dizer que o e-mail deva ser totalmente descartado. A ideia é somar novos canais para otimizar a comunicação.

A versão do aplicativo para empresas está disponível apenas para sistema Android, na versão mínima 4.0.3. A ideia é disponibilizar para IPhone em breve. Para instalar o app, o celular precisa ter um chip que permita ao usuário receber um código de verificação para ativar a conta. A maioria dos aparelhos que estão hoje no mercado são compatíveis com o WhatsApp Business. Também é preciso ter um número de celular que não esteja vinculado a nenhuma outra conta de WhatsApp.

Estar presente comercialmente nessa plataforma pode fortalecer a relação com o cliente, gerar credibilidade e ajudar a firmar a marca de pequenas e médias empresas. Não é pouca coisa. Vale baixar o aplicativo, nem que seja, em princípio, só para dar uma espiada.

Confira cinco usos práticos (e vantajosos) do WhatsApp Business:

1. – Ao entrar no sistema, a empresa cria um perfil, que é o cartão de visitas. Ali é possível colocar informações como área de atuação e horário de funcionamento.

2. – O usuário pode criar etiquetas pré-definidas, com mensagens como: “novo cliente” e “pedido finalizado”, por exemplo. Útil para quem quiser fechar vendas pelo aplicativo.

3. – É possível configurar atalhos com textos pré-produzidos que possibilitem fornecer feedbacks-padrão, firmar a marca e os valores da empresa e ainda dar respostas rápidas a perguntas frequentes.

4. – A empresa pode criar mensagens de ausência, para serem disparadas fora do horário comercial. E de saudação, para quem, por exemplo, está entrando em contato pela primeira vez.

5. – É possível monitorar as estatísticas das mensagens entregues e lidas para ajudar a nortear estratégias de marketing.

 

Fonte: https://www.totvs.com/biblioteca/artigos/conheca-o-whatsapp-business-e-5-vantagens-praticas-que-ele-oferece?utm_campaign=news_fly01_abril_2018&utm_source=hs_email&utm_medium=email&utm_content=62502929&_hsenc=p2ANqtz-8wpuKbKQMgAMBzaQfdHSXFxyWDeo4tYp4uOvI8I8h6bGoSkqWcC1nN_Tz6iM4c0esEF0bi-cZBHGqUZ04NpQspAceeIw&_hsmi=62502929

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